IPO Lisboa

http://www.ipolisboa.min-saude.pt/

 

    O Instituto Português de Oncologia de Lisboa, criado em 1923, dedica-se desde essa data à luta organizada contra o Cancro em Portugal e à prestação de cuidados de saúde diferenciados.

    Herdeiro dos princípios de tratamento do doente “como um todo” e da análise multidisciplinar do Cancro estabelecidos pelos seus fundadores, dos quais se destaca como figura emblemática o Professor Francisco Gentil, e que presidiram à sua criação, o IPO de Lisboa continua a basear toda a sua acção nas três vertentes subjacentes à prática da medicina – cuidar, ensinar e investigar e a centralizar essa acção no doente oncológico. A estes guias de missão souberam as várias gerações de profissionais do Instituto juntar, com a sua impar dedicação, uma outra vertente – o humanismo, que ainda hoje fazem do IPO de Lisboa uma das instituições do Serviço Nacional de Saúde com o maior nível de satisfação junto dos seus utentes.

    É esta história que nos obriga a encontrar, perante os múltiplos desafios que enfrentamos, as soluções que permitam lançar o Instituto para o futuro, tendo sempre presentes aqueles para os quais o Instituto existe – os doentes e suas famílias.

    Considerando tal desiderato foram estabelecidos como objectivos primordiais:

  • Construção de novas instalações - o perfil do novo IPO de Lisboa foi já aprovado pelo Ministério da Saúde
  • Continuação do processo de reequipamento tecnológico
  • Conclusão do programa de acreditação
  • Manutenção do Instituto como entidade saudável económica e financeiramente
  • Incremento das actividades de investigação e de formação, assim como da intensificação da ligação às Faculdades de Medicina e de Ciências Médicas.
  • Reforço da capacidade produtiva
  • Melhoria constante da qualidade dos serviços prestados
  • Melhoria do conforto dos doentes e profissionais

 

    É com esta preocupação de assegurar que o IPO de Lisboa sabe acompanhar a realidade actual e se prepara adequadamente para os desafios do futuro, que marcamos a nossa presença na Internet. Aproveitam-se as facilidades oferecidas por este meio de comunicação para abrir novos caminhos de relacionamento e dar a conhecer um pouco do que é o seu funcionamento.

    Naturalmente, tal como o próprio Instituto, o sítio do IPO de Lisboa irá evoluir no sentido de responder a novas necessidades e garantir que oferece aos seus utilizadores crescentes mais-valias. Como em todo o nosso percurso, contamos com a colaboração dos nossos profissionais e utentes para que, também neste projecto, se marque de forma indelével a singularidade do papel do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil na luta contra o Cancro.

 

e-mail: ipofg@ipolisboa.min-saude.pt

 

 

Morada: R. Prof. Lima Basto, 1099-023 Lisboa

 

Telefone:

 Telefone (Geral)  217229800 / 217200400